quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A PAPINHA ESCOLAR



"E a directora expõe-me um critério que me impressiona. A indolência nos estudos não vem da sua dificuldade, como crêem os demais, mas da razão contrária. Os meninos e os jovens deparam-se em vez disso com estudos demasiado fáceis e que eles superaram há muito tempo, pelo menos na matéria do seu agrado; daqui a atonia mental. É preciso dar maior crédito à precocidade e à capacidade do homem. Este princípio é tão justo e tão sufragado pela experiência que quero oferecê-lo por minha vez ao leitor."

"Viaggio in Italia" (Guido Piovene)


Este é um passo dos apontamentos da viagem por Itália de Piovene, no princípio dos anos cinquenta. Aqui trata-se da escola Montessori criada pela indústria Falck em Sesto S. Giovanni, na Lombardia.

O que vemos é que, mesmo antes da televisão e dos jogos electrónicos, o ensino "mastigado", com a alça baixa, já fazia os seus estragos.

Hoje, um outro inimigo dum ensino à medida do homem são as estatísticas. Podemos suportar o crescimento real da iliteracia, mas não uma opinião desfavorável quando, no estrangeiro, nos tiram um retrato de grupo.

0 comentários: