quarta-feira, 4 de junho de 2008

OS AMIGOS DA "VIÚVA"


O Clube dos Jacobinos


"Sem dúvida, o espírito inquisitorial, o espírito de corpo, o espírito-padre, o violento maniqueísmo da grande sociedade, ajudaram fortemente a comprimir os nossos inimigos, mas multiplicaram-nos. Os jacobinos empreenderam a completa depuração da nação, detendo todos os suspeitos. Mas ao fim de quinze meses de reinado dos jacobinos, a França inteira era suspeita.

Por outro lado, a Gironda teve o defeito contrário, defeito grave numa revolução, quer dizer, a tolerância. A tolerância do mal, não é ainda o mal? A tolerância do inimigo anda longe da traição? É verdade que a Gironda votou leis severas, mas recusava os meios para os pôr em execução."

"História da Revolução Francesa" (Jules Michelet)


E os revoltosos da Vendeia não esperam. Os ingleses não esperam.

O partido moderado foi rapidamente mudando de natureza, sem que os seus líderes, dignos fundadores da República, se apercebessem. Todos os inimigos da Revolução se esconderam nesse partido. "A Gironda tornava-se monárquica".

A realidade do país exprimia-se nessa luta dentro da Convenção entre o espírito radical e a moderação.

Uma figura da psicanálise é útil aqui para explicar os efeitos da solução jacobina.

A guilhotina não aboliu a realidade. Com isso, o espírito-padre, como lhe chama Michelet, apenas conseguiu paralisar a sociedade pelo medo, sentimento altamente contagioso que atingiu também os seus instigadores.

A França saiu desse torpor guilhotinando Robespierre e os amigos da "Viúva".

Depois do interregno que investiu toda a energia da mola revolucionária nas guerras napoleónicas, o recalcado voltou, estranhado do exílio e cansado dos perigos, instalando no trono o irmão do rei decapitado.

0 comentários: