segunda-feira, 21 de abril de 2008

O BÁSICO


http://matematica.com.sapo.pt/Image13.gif


"Enquanto tal homem apenas ensinar o alfabeto e a tabuada, que não despertam controvérsias, os dogmas oficiais não deturpam, necessariamente, a instrução por ele ministrada; mas mesmo quando ensina esses elementos, espera-se, nos países totalitários, que ele não empregue os métodos que lhe pareçam os mais capazes de produzir os melhores resultados didácticos, mas que inculque medo, subserviência e obediência cega, exigindo indiscutível submissão à sua autoridade."

"Ensaios Impopulares" (Bertrand Russell)


O aprender a contar, a ler e a escrever que era tudo quanto, segundo Salazar, o povo português precisava da escola, não terá sido muito influenciado pelas doutrinas oficiais. Mas é evidente que o regime, e deveríamos antes dizer a sociedade, visto que também a família estava inextricavelmente envolvida, não permitia qualquer flexibilidade quanto ao método de ensinar. O programa era pouco ambicioso, mas eficaz.

Hoje, aquelas competências básicas estão longe de ser ministradas com o sucesso desejado. Em contrapartida, os métodos tornaram-se voláteis, o que, não menos do que "antigamente", é o resultado dum dogma oficial e, sejamos justos, da própria sociedade que se organiza de outra maneira e em que a família permanece o dínamo essencial.

0 comentários: