sábado, 19 de maio de 2012

NOITE


"(...) a verdade é este facto absolutamente incrível que, num canto da terra, logo que passam da vã actividade do dia à carnal sensibilidade da noite, todos  os sentimentos, como que enfeitiçados, sofrem realmente uma metamorfose."

"O Homem Sem Qualidades" (Robert Musil)




Mas o que se passa com a noite artificial, a noite das nossas cidades, em que os turnos do sol e da electricidade nos garantem um 'continuum' que já nada parece ter a ver com a natureza?

No entanto, conhecemos, no fundo das grutas, por exemplo, aqueles seres que vivem num outro 'continuum' sem transições. E nas regiões polares, o próprio homem continua a ter a experiência desse dia em que "sol nunca se põe".  Mas não é à vida que o 'alter ego' de Musil se quer referir, é à sensibilidade e aos sentimentos.

Nalguns filmes de ficção, os 'zombies' que emergem dos subterrâneos são sempre uma ameaça para os 'solares' que, no entanto, como em "The invasion of the body snatchers", durante a noite são mais vulneráveis e dir-se-ia que se transformam numa espécie de orquídeas que aspiram ao estado 'zombie', atraindo o necessário insecto que lhes há-de procurar a metamorfose.

A actividade diurna merece de Ulrich o epíteto de vã. Vã, não, evidentemente, para os 'activos' que não podem fazer outra coisa e que inclui a "luta pela vida". O que a torna assim é a perspectiva nocturna. As nossas grandes urbes são uma pequena chama bruxuleando no espaço infinito. Que montanhas de fé podiam conservar o nosso sentimento nas alturas da ilusão diurna?

É o apelo de Pessoa na "Noite antiquíssima":


"Funde num campo teu todos os campos que vejo, 
Faze da montanha um bloco só do teu corpo, 
Apaga-lhe todas as diferenças que de longe vejo.
Todas as estradas que a sobem,
Todas as várias árvores que a fazem verde-escuro ao longe.
Todas as casas brancas e com fumo entre as árvores, 
E deixa só uma luz e outra luz e mais outra, 
Na distância imprecisa e vagamente perturbadora.
Na distância subitamente impossível de percorrer."






0 comentários: