domingo, 5 de fevereiro de 2012

METEREÓLOGOS

gizmodo.com


"Era mais ou menos como se um velho caçador ou um velho guia de montanha tivessem que assistir  a uma conferência de metereólogos e acabassem, mesmo assim, por dar ouvidos aos seus reumatismos."


"O Homem Sem Qualidades" (Robert Musil)



Será George Soros, ou outro como ele,  um "velho guia de montanha"? Poderá ainda ser útil à comunidade, com os seus conselhos, um Bernard Maddoff arrependido, ou os homens do BPN?

Infelizmente ninguém tem "reumatismos económicos", embora a humidade de tantas habitações concorra para as doenças reumáticas. Não, só nos restam mesmo os "metereologistas" de serviço, cada um menos seguro do que o outro e menos habilitado a falar do futuro.

Escutemos ao menos as suas profecias com a dose de cepticismo que convém à saúde de todos. Mas é claro que não somos imunes à imaginação que alguns arautos da desgraça gostam de cavalgar.

Parece-nos, por exemplo, que os líderes europeus correm dum lado para o outro no convés dum navio que ameaça afundar-se. É que eles confiam nos "metereólogos" dumas décadas atrás. E apetecia dizer que merecem, só por isso,  ir ao fundo. Mas como não vão sozinhos, já não seria justo. E depois por que diabo podemos estar tão certos do futuro?

Quem pode dizer que se Chamberlain fosse menos ingénuo se podia poupar uma guerra?

0 comentários: