quarta-feira, 3 de março de 2010

THE COLD SONG




"The Cold Song" é uma das árias da quase-ópera "King Arthur" de Henry Purcell (1659/1695).

É estranha a ideia de um inferno gelado, donde os mortos resistem a sair da sua petrificação ao chamamento do amor.

O poema diz:

"Que força é a tua, que vinda de baixo,

Me faz levantar, lentamente e contra-vontade,

Dos leitos da neve eterna?

Não vês quão rígido, quão rígido e incrivelmente velho,

Demasiado inapto para suportar o frio mais agreste,

Eu a custo posso mover-me e respirar,

A custo posso mover-me e respirar?

Deixa-me, deixa-me, deixa-me gelar de novo,

Deixa-me, deixa-me gelar de novo até à morte,

Deixa-me, deixa-me, deixa-me gelar de novo até à morte. "

Klaus Nomi, que morreu de sida, quase com a idade do compositor inglês, dá-nos uma interpretação magistral, tocada pela grandeza e o pavor da morte.

0 comentários: