sábado, 7 de novembro de 2009

KANT E A EDUCAÇÃO


Immanuel Kant, lecturing to Russian officers — by I. Soyockina

"O homem só pode tornar-se homem pela educação. Ele não é mais do que aquilo que a educação faz dele. É preciso notar bem que o homem só é educado por homens e por homens que igualmente foram educados. É por isso que a falta de disciplina e de instrução que se observa em alguns homens faz destes maus educadores para os seus alunos."

"Réflexions sur l'éducation" (Kant)


Kant lamenta que os homens superiores só pensem neles próprios e não queiram associar-se a uma experiência de educação (reunindo os melhores no projecto educativo) que faça a natureza "dar mais um passo para a sua perfeição."

Podíamos dizer que o filósofo exagera a importância da educação institucional. Afinal, os melhores podem sê-lo apesar dessa educação, a qual, especialmente no nosso tempo, não tem a mínima ideia do que deveria ser o aperfeiçoamento da natureza em que pensava Kant.

Mas estamos condenados a ter os maus alunos formados por uma escola "sem disciplina" e sem verdadeira "instrução" tornarem-se nos professores dos alunos de amanhã.

Haverá função da sociedade em que a falta da reflexão filosófica e da própria utopia se façam mais sentir do que na educação?

Decorre da própria psicologia da idade dos educandos que a simples reprodução do conhecimento nunca seja suficientemente estimulante. Envolver a imaginação dos alunos numa qualquer ideia de perfeição, como queria Kant, parece ser, pois, uma das primeiras necessidades.

1 comentários:

Anónimo disse...

José, gostei muito da citação que você utilizou para dar início a este seu texto, gostaria de citá-la também em um trabalho acadêmico, mas para isso preciso da referencia bibliografica do livro aonde você a encontrou. Me desculpe pelo trabalho, mas se não for muito incômodo, você poderia mandar para mim esta informação? Se possível mande para meu e-mail: clarissaer@hotmail.com, com o assunto: Kant e a Educação. Desde já muito obrigada.