domingo, 14 de dezembro de 2008

A RESPOSTA FUNESTA


Benito Mussolini (1883/1945)


"Mesmo nos países em que os mecanismos (da democracia) datam duma tradição secular, chegam horas solenes em que já não se pede nada ao povo porque se sabe que a resposta seria funesta. Tira-se-lhe a coroa de papelão de soberano boa para os tempos normais, e pura e simplesmente se lhe ordena para aceitar uma revolução, ou uma paz, ou marchar para o desconhecido duma guerra."

"Benito Mussolini, no prefácio ao "Príncipe" de Maquiavel, citado por Simone Weil)


Sem hipocrisia, está aqui a verdadeira face do poder, mostrada por um homem que percorreu o espectro político dum extremo ao outro.

E "mesmo os governos ultrademocráticos", diz mais adiante, se coíbem de confiar ao povo a decisão sobre os interesses supremos da nação.

Infelizmente, os exemplos abundam, mesmo nas democracias de hoje, de que a coroa do povo é mesmo de papelão fora dos actos eleitorais, como diriam os profetas da Revolução.

O problema é que não se vê como o "povo" pode ser soberano, em tempos normais ou extraordinários, se a sociedade não é uma máquina de que conheçamos as engrenagens, com lugar para um trono ou para o maquinista.

A única maneira de lidar com a realidade social é "impondo-lhe", através das leis e da organização, uma versão simplificada que nos permita fazer algumas previsões, previsões que qualquer incidente, como a morte de um jovem ateniense de 15 anos, pode pôr em causa.

0 comentários: