segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O MAIOR DESASTRE


Esboço para os "Desastres de la Guerra" de Goya


"Para que serviu aliás a Robespierre e aos seus amigos o poder que exerceram antes do 9 Thermidor? O fim da sua existência não era apropriarem-se do poder, mas estabelecerem uma democracia efectiva, ao mesmo tempo democrática e social; foi por uma sangrenta ironia da história que a guerra os constrangeu a deixar no papel a constituição de 1793, a forjar um aparelho centralizado, a exercer um terror sangrento que nem sequer puderam virar contra os ricos, a aniquilar toda a liberdade e a tornarem-se enfim os furriéis do despotismo militar burocrático e burguês de Napoleão."

"Réflexions sur la guerre" (Simone Weil)


Todos os argumentos de Simone contra a guerra, contra qualquer guerra, se baseavam numa leitura do passado que mostrava como todos perdiam com ela e que a pior exploração social nada era comparada com o poder de vida e de morte outorgado à hierarquia militar ou, no caso da guerra civil, a qualquer energúmeno com uma arma. Na esteira do seu mestre, Chartier, a desordem era o pior dos males, e até a injustiça de classe é resgatável face aos males duma guerra.

A invasão da Checoslováquia pela tropas de Hitler leva Simone Weil a fazer uma viragem de 180 graus. Mas tiranos como Hitler abundaram no passado e a escravatura é tudo menos uma novidade debaixo do sol. Por que se arrependeu então do seu pacifismo intransigente?

Só a compreensão da natureza do Estado moderno, no caso da Alemanha nazi, inteiramente direccionado para o mal, pode explicar, a meu ver, a reviravolta. Essa máquina, mais eficaz no controle das vidas humanas do que qualquer outra até então, não deixava espaço nenhum fora da sua influência. Nem as águas-furtadas do filósofo para ganhar a vida polindo lentes. A própria memória do passado arderia nas fogueiras desse sistema bárbaro.

Na verdade, não havia guerra nenhuma que fosse pior do que essa organização da paz.

0 comentários: