sábado, 13 de dezembro de 2008

PERDIÇÃO


http://flickr.com/photos/78211058@N00/2664797110

"Então, convalescente esfaimado que se sacia de todas as iguarias que lhe recusavam ainda, interrogava-me se casar-me com Albertine não iria estragar a minha vida, tanto fazendo-me assumir a tarefa demasiado pesada para mim de me consagrar a um outro ser, quanto forçando-me a viver ausente de mim mesmo por causa da sua presença contínua e privando-me para sempre das alegrias da solidão."

"La Prisonnière" (Marcel Proust)


Marcel goza um momento de paz, julgando saber que a sua amiga se encontra em companhia segura, longe da tentação gomorreana.

Como o amor não explica a "prisão" de Albertine, o controle que pretende exercer sobre ela e que é aceite, menos por amor do que pela perspectiva de um bom casamento, assemelha-se ao zelo religioso para salvar alguém da perdição.

Mas há que ler esta e outras passagens tendo em mente a técnica da conversão sexual de que o escritor falou a Gide.

Em Sodoma só se salva aquele que defendeu o estrangeiro da "naturalização" que a cidade lhe quer impor.

Como outro Lot, Marcel quer salvar o anjo que sabe já estar perdido.

(Se alguma coisa há que denuncie a passagem dos séculos é a ideia que Marcel se faz da "presença contínua".)

0 comentários: