segunda-feira, 26 de março de 2007

A CONSPIRAÇÃO DOS DEUSES


O Conselho dos Deuses


"Homero concebia o poder dos deuses em termos tais que o que acontecesse na planície diante de Tróia seria apenas um reflexo das diversas conspirações no Olimpo. A teoria conspiratória da sociedade é uma simples variação deste teísmo, de uma crença em deuses que tudo governam com os seus caprichos e vontades. Provém do abandono de Deus e da consequente pergunta: Quem ocupa o Seu lugar? Esse lugar será então ocupado por diversos homens e grupos poderosos - sinistros grupos de pressão, culpados de haverem planeado a Grande Depressão e todos os males que sofremos."

"Conjecturas e Refutações" (Karl Popper)


É mais fácil, de facto, encontrarmos pessoas que julgam ter identificado a causa do mal que lhes acontece na vida ou dos problemas que afligem o país, quer nos grupos de que fala Popper, quer numa classe, ou num sistema, do que pessoas que aceitem, sem se sentirem injustiçadas, o magro quinhão que lhes coube.

Isso, afinal, é uma forma de sentirmos a falta das respostas duma religião que nos prometia uma justiça transcendente, recompensando os justos no Céu e castigando os maus no Inferno.

Essa justiça negava a antiga ideia da Necessidade e pressupunha, para além do jogo de forças e dos diversos condicionalismos, a acção voluntária dos indivíduos.

Isso explica, talvez, que, "depois da religião", e apesar duma tendência anti-humanista crescente que se verifica na Física e na Psicologia, no pensamento ingénuo da política prevaleça ainda uma teoria dos bons e dos maus (que em nada é modificada, quanto ao fundo da questão, quando se substitui a maldade metafísica pelos interesses).

0 comentários: