terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A PEÇA ERRADA




"Qualquer ciência social que não ensine que as construções sociais racionais são impossíveis ignora totalmente os factos mais importantes da vida social e fecha forçosamente os olhos às únicas leis sociais realmente válidas e realmente importantes."


"A Pobreza do Historicismo" (Karl Popper)



Essas leis seriam as leis do desenvolvimento. Não podemos antecipar o desenvolvimento porque não podemos prever o que é novo, muito menos numa sociedade euforicamente criativa como a nossa.

Imagino (hipótese absurda, é claro) que o ministro das Finanças poderia responder aos keynesianos e aos críticos à sua esquerda que, precisamente, por não ignorar as leis do desenvolvimento social, é que prevê uma saída para a crise que não é inteiramente racional e poderia ainda perguntar quem, quanto ao futuro, se encontraria mais credenciado do que ele próprio?

A moral da história é que serão os factos do futuro, e só eles, a julgar a sua política.

Mas verificar-se-á, provavelmente, este fenómeno curioso: o sucesso terá sido obtido apesar do modelo inadequado (não racional?) e, mais uma vez, como acontece na história dos homens, todos os actores em cena farão parte duma peça que não será aquela que julgavam representar .

0 comentários: