domingo, 20 de novembro de 2011

O MANIFESTO DOS "PRÍNCIPES"



Louis Henri Joseph de Bourbon, Prince de Condé

 

"Tudo anuncia, tudo prova um sistema de insubordinação racional e o desprezo pelas leis do Estado [...]. Quem poderá dizer onde se deterá a temeridade das opiniões? Os direitos do trono foram postos em questão [...]. Em breve, os direitos de propriedade serão atacados; as desigualdades de fortuna serão apresentadas como um motivo de reforma." 


"Manifesto dos príncipes (Condé, Conti e o conde d'Artois) de 12/12/1788, cit. por Jean-Christian Petitfils)



Se estivesse uma Revolução à vista, imaginar-se-ia um tal manifesto da parte dos "privilegiados" do sistema?

Nunca por nunca deveria esse manifesto invocar a subversão das leis do Estado, porque o Estado, segundo eles, deve ter o mínimo de leis possíveis e regulamentar o menos que puder.

Os direitos da democracia? Se se passa por cima da vontade do eleitorado para impor a receita "necessária"…

E quanto ao resto, não precisamos de que as desigualdades, cada vez maiores, sejam consideradas como a consequência do direito inalienável de cada um a utilizar, em benefício próprio, as suas capacidades e, mais importante ainda do que isso, a sua própria sorte? A desigualdade não é um problema: ela é a "galinha dos ovos de oiro"!

Esse outro "manifesto dos príncipes" nunca "deveria" aparecer sob tal forma, porque esta guerra social foi desencadeada pela "desclassificada réplica" daqueles que o lançaram em vésperas da Revolução.

Mas não estaremos certos de que se bateriam pelos seus privilégios também com essas armas?

 

0 comentários: