quarta-feira, 22 de junho de 2011

HARPIAS E HEROÍNAS

"The Remorse of Orestes" ( William Bouguereau)


“A Resistência fez-me compreender o que eram as mulheres. Tinha conhecido algumas, mas não me dava conta até que ponto elas têm, mais do que nós, formas de coragem e de espírito de resistência. Não cedem. Têm uma capacidade de se agarrar, absolutamente extraordinária. Se não houvesse mulheres, não o teríamos conseguido.”

(Entrevista de Jean-Pierre Vernant ao “Nouvel Observateur”)



Na mesma entrevista, Vernant refere-se à réplica de Aquiles a Agamémnon:  “- Tu és um poltrão, porque não estás pronto a cada instante a dar a tua alma (psyché).”

Há valores que são mundanos e que se podem trocar, mas a própria vida não se negoceia nem se recupera. “É o que diz Aquiles a Agamémnon. E  porque ela é o que há de mais precioso, há nela qualquer coisa que a transcende. Quer dizer, não pode ser aviltada por compromissos. Há momentos em que não há escolha, em que não há compromisso possível, nem meias-medidas. É tudo ou nada.”

É esse irredutível que as mulheres compreendem melhor do que os homens. Mas, como em tudo, há as duas faces. A mulher pode ser também a harpia a cavalo do canhão, como se viu em certas fases da Revolução Francesa.

0 comentários: