quinta-feira, 3 de julho de 2008

AS VINHAS DA IRA


"As vinhas da ira" (1940-John Ford)


"Que a violência muitas vezes irrompa da cólera é um lugar-comum, e a cólera pode ser de facto irracional e patológica, mas todo o afecto humano o pode ser. É sem dúvida possível criar condições sob as quais os homens são desumanizados - tais como campos de concentração, tortura, fome -, mas isso não quer dizer que eles se tornem como animais; e sob tais condições, não é a cólera e a violência, mas a sua conspícua ausência que é o mais claro sinal de desumanização."

"On violence" (Hannah Arendt)


Só num mundo perfeito não nos confrontávamos nunca com situações que suscitam a nossa cólera, seja por ofenderem o nosso sentido de justiça, seja por nos sentirmos pessoalmente ofendidos.

Por isso é que quando os ditadores se convencem que podem promover o bem dos cidadãos sem o empenho deles ou mesmo contra a sua vontade, nunca se esquecem de, por todos os meios, abafarem a sua cólera.

A violência, não é, assim, um mal em todas as circunstâncias. E talvez seja de todos os excessos de que somos capazes aquele que tem mais valor para a política.

Uma comunidade sedada pelas drogas ou pela demasiada exposição aos media é o contrário duma sociedade política.

0 comentários: