segunda-feira, 15 de maio de 2017

A FRONTEIRA DO CINEMA


"Close-up" (1990-Abbas Kiarostami)



Em "Close-up", Hossain Sabzian, um jovem desempregado, procura no cinema a fuga da realidade, não alienando-se na sala escura durante um par de horas, mas levando até às últimas consequências a "inspiração" de se fazer passar pelo realizador Makhmalbaf, primeiro, num autocarro, com uma mulher que conhece os seus filmes e a seguir junto da família dela que não precisa de ser convencida a protagonizar um novo filme.

Depois de alguns dias de falsos ensaios, é finalmente desmascarado e conduzido ao tribunal. Aí arrepende-se e obtém o perdão das suas vítimas.No final, o impostor cinéfilo e o próprio Makhmalbaf visitam a casa dos mistificados sob o signo da reconciliação.

Este caso estranho é inspirado na vida real, sendo quase todos os actores pessoas que viveram os acontecimentos. A alucinação do cinema normalmente não resiste à luz do dia. Mas havia no jovem Sabzian uma fronteira por definir. Os seus problemas familiares e a incapacidade de encontrar trabalho durante o sua "ausência" tornaram-se um simples guião e a sua encarnação de Makhmalbaf valeu-lhe o respeito daquela família e a experiência, para ele inédita, de ser obedecido.

O caso confunde-se, evidentemente, com a loucura. É talvez o cinema, arte de fazer de conta que visivelmente fascinava mistificados e mistificador, levado a sério de mais.

0 comentários: