quarta-feira, 4 de abril de 2012

MENTIRAS ÚTEIS

Lee Mervin em "The man who shot Liberty Valance"


"Quando a lenda se torna facto, publique-se a lenda."

"The man who shot Liberty Valance" (John Ford)



Todos conhecem a história. Ramson (James Stewart), agora senador, no funeral de Tom Doniphon (John Wayne), quer contar a verdade ao repórter do jornal local que lhe pede uma entrevista. O amigo, e não ele, o herói consagrado, foi quem matou o facínora que aterrorizava Shinbone, Liberty Valance (Lee Marvin). Não foi ele o canhestro homem de Leis que venceu o duelo desigual. Tom, sem ser visto, nem ouvido (fez coincidir o seu tiro com o de Ramson), atingiu Valance antes deste matar o bravo, mas incompetente (na pontaria) futuro senador. Tom não reclamou as honras e Ramson ficou com a glória e a mulher que ambos amavam. Em face da revelação, o jornalista decide-se por conservar a lenda.

O crítico James Berardinelli assinalou, e bem, que o problema de publicar ou não o quê não se poria depois do caso Watergate. O público tinha direito à verdade e o novo herói seria provavelmente o jornalista que restabeleceria os factos.

A lenda é muito mais inspiradora. Porque a coragem dum qualquer de nós que é recompensada com uma tão flagrante vitória sobre o mal é das coisas que um povo "ingénuo" gosta de ouvir. Enquanto que a proeza dum "profissional" não merece qualquer menção e não alimenta moral nenhuma. A verdade é que sem o tiro providencial de Doniphon,  a maldade e a violência imporiam a sua lei, que é o que acontece nas Shinbones deste mundo.

Poder-se-ia, pois, dizer que nos tornamos menos "ingénuos" e que preferimos os factos, tal como se passaram, às mentiras úteis e moralizantes. Mas seria esquecer que continuamos a depender de quem interpreta os "factos" por nós e que as mentiras úteis (nem sempre edificantes, porque servem na maioria dos casos para proteger os interesses) fazem parte obrigatória da política em qualquer parte do mundo.

E às vezes é só no mundo da arte, que em princípio não nos apresenta a realidade, que podemos encontrar a verdadeira significação dos factos.

0 comentários: