terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A PERSPECTIVA

mylifeasafocusgroup.com


"Bem entendido, não há um único especialista hoje que faça depender as suas controvérsias das da teologia e da filosofia, mas sob a forma de perspectivas, quer dizer, vazias como o espaço e, não obstante, como ele encaixando os objectos, essas duas rivais na corrida às últimas verdades em todo o lado se imiscuem na óptica dos especialistas."
 
"O Homem Sem Qualidades" (Robert Musil)


É natural, afinal de contas, que Musil recorra à óptica para dar uma ideia da "visão do mundo" que até o mais gongórico dos especialistas precisa de ter para "explicar" como o objecto da sua ciência se enquadra no mundo que o rodeia.

Ora, esse mundo, ou antes, essa perspectiva, visto que não temos meio de o fixar na sua "integralidade", enfrenta os mesmos problemas que estão na origem da metafísica e do filosofar. Nesse aspecto, Einstein não está mais avançado do que Newton, como Descartes o não estava em relação a Platão.

Temos agora uma perspectiva mais adequada à percepção dum mundo mais complexo. Mas não se pode considerar o aumento da complexidade ou uma maior percepção dela como um verdadeiro progresso, senão relativamente à eficácia da nossa integração no mundo.

Mas não é certo que em determinadas épocas não tenhamos atingido, nesse estado, um menor grau de imperfeição.

0 comentários: