domingo, 1 de janeiro de 2012

O EFEITO PLACEBO


"Fear me not" (2008, Kristian Levring)

Mikael, na quarentena, goza uma licença para recuperar do trabalho 'stressante'. Para combater o tédio, decide submeter-se a uma experiência de grupo com o novo psico-fármaco dum laboratório sueco. As pílulas que toma escrupulosamente dão-lhe uma nova sensação de liberdade e, quando a experiência é oficialmente "descontinuada", Mikael decide prosseguir mesmo assim.

Mas a verdade é que o seu comportamento desliza progressivamente para a violência, levando-o a tornar-se um tanto maníaco para os que vivem à sua volta e a abusar duma adolescente a quem deu boleia. Quando procura abastecer-se com mais doses porque a droga tinha nele um efeito muito positivo, dizem-lhe que o medicamento que andava a tomar é completamente inócuo, por ele fazer parte do grupo de controlo. Era um placebo.

Mikael, que até aí tinha podido atribuir os seus desvios à medicação tem o choque da sua vida. Os movimentos seguintes comprovam que a sua violência era “natural” e que o placebo foi apenas o elemento desinibidor.  Agora está só, abandonado pela família que o toma por um louco.

Mas ele é um homem normal que, por um tempo, se julgou sob a influência dum fármaco....

0 comentários: