quinta-feira, 11 de junho de 2009

MEDIA E ORGANIZAÇÕES



"Se o próprio medium estivesse integrado de maneira organizacional, então o sistema funcional reduzir-se-ia ao formato duma única organização. Mas uma vez que existe no seio dum sistema funcional como a economia um número muito grande de organizações, o efeito duma integração organizacional demasiado forte pode ser compensado através duma diferenciação e duma mediação sob a forma do mercado; pelo menos, será possível evitar-se que um tal efeito se transmita sem outra forma de processo ao conjunto da economia."

"Politique et Complexité" (Niklas Luhmann)


A integração "não significa outra coisa senão a limitação dos espaços de manobra dos elementos." Luhmann chama a atenção para a diferença que existe entre as organizações e os media (como o dinheiro, por exemplo): é que aquelas são muito mais integradas. Limitando o "espaço de manobra", obtêm das pessoas comportamentos não expectáveis noutras circunstâncias. As pessoas adaptam-se, pois, às necessidades da organização, contra as suas tendências naturais. Podíamos chamar a isto de condicionamento pelas obrigações.

É evidente que as organizações não têm a mesma capacidade de adaptação dos indivíduos, e a sua integração só pode significar uma maior limitação ainda dessa capacidade.

A teoria da selecção natural poderia, assim, explicar por que é que falharam os planos quinquenais da ex-URSS. O darwinismo, que tanto influenciou o pensamento de Marx, pode, com a mesma propriedade, aplicar-se à "struggle for life" dos indivíduos no capitalismo, tanto quanto ao destino das grandes burocracias.

0 comentários: