sexta-feira, 26 de junho de 2009

INQUIETUDE MARAVILHOSA



"Primeiro, só a nudez desse corpo esbelto o tinha deslumbrado. A impressão tinha sido a mesma que teria sentido diante da beleza ainda pura de toda a sexualidade duma rapariga muito jovem. Ele ficara estupefacto, subjugado. E era a irresistível pureza irradiando daquele minuto que tinha dado às suas relações com Basini a aparência duma inclinação, este sentimento novo, esta inquietude maravilhosa."

"Les désarrois de l'élève Törless" (Robert Musil)


Distingue-se aqui o mecanismo da culpabilidade que levou Törless, entre relutante e fascinado, a participar nas cenas de crueldade imaginadas por Beineberg e Reiting, crueldade infligida sobre Basini, o estranho, masoquistamente identificado com o seu destino de vítima.

Musil distingue o efeito encantatório da nudez desse jovem, não só da sexualidade como da "secreta e melancólica sensualidade sem objecto da adolescência, que se assemelha à terra escura, húmida, maternal da primavera e a essas obscuras águas subterrâneas que aproveitam o primeiro pretexto para romperem os seus diques."

A beleza tão comovente daquela nudez ocupou o lugar do "objecto perdido", mas não se podia confundir com ele. E a impressão de Törless também nunca mais se repetirá com a mesma força, porque a próxima epifania será marcada pelo fracasso e pela incoincidência.

0 comentários: