sexta-feira, 17 de abril de 2009

CONTROLO E COMPREENSÃO


Sir John Maddox e Peter Atkins


"A complexidade do problema é tão grande que não podemos compreendê-lo na linguagem que venho usando; não pode ser compreendido na linguagem dos manuais, porque se tornou um problema matemático."

"(...) Como é que estas influências em competição conspiram para decidir que a célula se vai agora dividir em duas. Do que precisamos é de modelos matemáticos para dizer o que realmente se passa."

"Complexity and Catastroph, a talk with Sir John Maddox" (in Edge)


Mas que tipo de compreensão é este, quando a complexidade dum processo só pode ser explicada pela simulação do próprio processo?

Talvez a matemática nos dê algum controlo sobre o que se passa, por exemplo, no ciclo da célula, mas isso já ultrapassa de tal forma o nosso sensorium, a nossa capacidade de ver o que se passa que mal podemos chamar-lhe compreensão.

Ou, talvez, nos aproximemos daquilo que Pessoa dizia da sabedoria: "Não querer compreender, não analisar... ver-se como à natureza; olhar para as suas impressões como para um campo - a sabedoria é isto." (O Livro do Desassossego)

O modelo matemático permite-nos "ver" a natureza como nos vemos a nós mesmos, sem analisar (pode-se dizer isto porque a psicanálise já transitou em julgado).

0 comentários: