terça-feira, 31 de março de 2009

MELHOR DO QUE A PROVOCAÇÃO


O incêndio do Reichstag


"Quando Rudolf Diels, mais tarde chefe da Gestapo prussiana, tentou falar a Hitler sobre o interrogatório de van der Lubbe, encontrou o chanceler do Reich próximo da histeria. Diels tentava dizer que o fogo tinha sido obra dum "louco" (einen Verrückten). Mas Hitler bruscamente interrompeu-o, gritando que aquilo tinha sido desde há muito planeado. Os deputados comunistas deviam ser enforcados nessa própria noite, rugiu. Nem havia que mostrar qualquer piedade com os social-democratas ou a Reichsbanner (uma espécie de guarda-republicana)."

"Hubris" (Ian Kershaw)


Van der Lubbe foi o jovem holandês que pegou fogo ao Reichstag, em 27 de Fevereiro de 1933. Uma das lendas mais tenazes é a de que foram os próprios nazis a provocar o incêndio, por ser uma ideia tão condizente com os seus métodos. Mas quanto mais eficaz não é a mentira em que há uma ponta de verdade (o incendiário era comunista) do que a completa ficção! O acto tresloucado de van der Lubbe caiu como uma dádiva dos céus nas mãos de Hitler.

Compreende-se que tenha ficado furioso com alguém que lhe queria mostrar os factos, quando ele já tinha a peça completa dentro da cabeça.

0 comentários: