segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A FÉ TÉCNICA



"O século dezoito foi testemunha do fim da retórica, i.e. do fim duma fé técnica na comunicação. (...) A manipulação consciente das formas era uma das possibilidades, outras fizeram uso da paradoxalização, da ironia e do cinismo. Por outras palavras, o erro comunicacional foi notado e depois adoptado como forma de comunicação. De maneira a evitá-lo, foi cometido deliberadamente. Deste modo uma pessoa tinha a garantia de não ser censurada por não saber o que estava a fazer ou por não apreender imediatamente os meios que tinha à disposição. Foi esta forma que tão bem se adaptou ao Iluminismo."

"Love as passion" (Niklas Luhmann)


Como diz Luhmann, há sentido que se perde quando certas palavras são proferidas. O dito e o não-dito, na relação com outra pessoa, podem ter valores desiguais, servirem a uma e serem prejudiciais à outra.

A incomunicabilidade pode estar no âmago da intimidade. A corrente passa, e é a verbalização que provoca o curto-circuito.

Na era da publicidade e das comunicações de massa, por outro lado, a diferença entre a verdade e a mentira tornou-se uma espécie de jogo semântico. Ninguém toma a mensagem da publicidade a sério (excepto os publicitários) e este reflexo contaminou igualmente a política.

Tal como no século dezoito, entrar no jogo é evidenciar que sabemos o que as palavras valem. Depois da perda da fé nas palavras, verificou-se, naquele século, um regresso à natureza, com o amor romântico,

E é isso que nós já não podemos fazer. Nem no amor podemos já considerar a sexualidade como natureza.

0 comentários: