domingo, 13 de junho de 2010

O FIM DA ESTRADA


"The Road"


Do protagonista (Viggo Mortensen) do filme "The Road" (2009, John Hillcoat) não se poderá dizer como Arendt dizia de Hermann Broch: "o mundo morrerá, mas vós vivereis. Assim deve ter soado a 'boa nova' aos ouvidos do mundo ameaçado de morte da Antiguidade, e foi assim que Broch, com o ouvido apurado da intuição poética, a voltou a escutar no mundo moribundo do século XX" ("Homens em Tempos Sombrios").

Em 2929 já tudo está perdido e nem o instinto maternal se salva (a mãe abandona o filho para desaparecer na noite devastada). O canibalismo triunfante é a prova de que o homem acabou. O pai tem uma só ideia: dirigir-se para o sul, para a costa, mas só tem um mar cinzento e letal para mostrar à criança.

O filme, porém, não cumpre a sua promessa de desespero. Morto o pai, o filho encontra logo a seguir a humanidade numa família completa de "good guys", um casal, um filho e uma filha, mais um cão. Que ainda por cima seguiam, havia algum tempo, os dois caminhantes, com os sentimentos dum anjo da guarda. A plateia oblige.

0 comentários: