terça-feira, 19 de agosto de 2008

BLACKOUT


http://www.cook-communications.com/images/ladder%20-%20clouds.jpg


"Luhmann define sociedade como um sistema social que 'consiste em comunicações com significado - só de comunicações e de todas as comunicações.' Uma vez que, como vimos, a sociedade consiste na totalidade das comunicações com significado, segue-se que não podem existir comunicações fora da sociedade, portanto a sociedade não pode comunicar com o seu ambiente ou, como Luhmann põe a questão, não pode encontrar endereços fora de si própria aos quais possa comunicar alguma coisa."

"Niklas Luhmann's Theory of Politics and Law" (Michael King e Chris Thornhill)


Podia-se colocar o Homem mais fora do centro do universo?

Mas devemos levar, coerentemente, a deposição do antropomorfismo até o fim.

O "observador de Sírius" não teria em conta os nossos estados de alma, nem as nossas múltiplas versões da Criação do Mundo e estudaria, talvez, as leis, os padrões, as regularidades dos aglomerados humanos.

E esta surpreendente conclusão de que não temos nada a dizer para o exterior, pois, quando pensamos em extraterrestres estamos, de facto, a fazer ricochete no espaço mediático com uma mensagem que só tem significado para nós?

Como quando invocamos os mortos e lhes dirigimos alguma prece é para que isso tenha efeito na nossa vida e na dos que nos rodeiam. Os mortos, por definição, estão incomunicáveis e assim estará o mundo das formigas ou o dos habitantes do planeta X.

0 comentários: