segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS


Fernando Pessoa


"A ruína dos ideais clássicos fez de todos artistas possíveis, e portanto maus artistas. Quando o critério da arte era a construção sólida, a observância cuidada de regras, poucos podiam tentar ser artistas, e grande parte desses são muito bons. Mas quando a arte passou a ser tida como expressão de sentimentos, cada qual podia ser artista, porque todos têm sentimentos."

"O Livro do Desassossego" (Fernando Pessoa)


Entretanto, o mundo avançou muito neste conceito de arte como expressão. E não podia ser de outro modo, sob a influência conjunta da democracia e da revolução tecnológica.

É verdade que hoje todos podem ser artistas e até terem, em instantes, acesso a técnicas elaboradas, ao longo duma vida, por grandes nomes do passado.

A análise linguística e estrutural de tantas obras deu lugar a ferramentas virtuais que, em teoria, permitem imitar qualquer estilo.

Ora, nesse aspecto, qualquer pessoa pode ser mais original do que um computador.

O certo é que não se pode imaginar maior desvalorização da arte, no momento em que a especulação sobre o seu valor de troca no mercado atinge níveis inimagináveis. O que é a prova de que o seu valor intrínseco, o seu valor de uso, para dizer como Marx, se tornou irrelevante, perante essa outra realidade que é a dum sistema de preços.

0 comentários: