quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O EU INESGOTÁVEL

Joseph Vissarionovitch Djougachvili

"O caso, para o formular claramente, com certa dureza e sem nos limitarmos mais ou menos segundo os indivíduos, é que lhes faltavam duas coisas: pelo alto, a ciência e a filosofia; pelo baixo, o instinto popular. A filosofia que constantemente atestavam, o povo de que estavam sempre a falar, eram-lhes bastante estranhos. Viviam dentro de uma certa média, abaixo da primeira e acima da outra. Esta média era a eloquência e a retórica, a estratégia revolucionária, a táctica das assembleias. Nada afasta mais da alta luz que há na filosofia, da fecunda e calorosa vida que há no instinto do povo."

"História da Revolução Francesa" (Jules Michelet)

Michelet refere-se, evidentemente aos jacobinos. Os mais influentes dentre eles, jornalistas como Desmoulins e advogados como Robespierre. Filhos tardos de Rousseau, quanto à retórica, mas com o génio desconfiado e tortuoso dos jesuítas.

"Esta hipocrisia manifesta, esta denúncia sem provas, esta personalidade espantosa, este inesgotável eu que por toda a parte se encontrava nas suas palavras de chumbo, eram bem capazes de, com o tempo, esfriar os mais calorosos amigos de Robespierre."

No princípio do século XX, na Rússia, uma outra intelligentsia, já sem as recaídas românticas no eu, mas igualmente acima do povo e interpretando a sua vontade, seguiu as pisadas dos jacobinos. Começou pela filosofia alemã e acabou na inquisição de Joseph Vissarionovitch Djougachvili. Contudo, a história não se repete, nem como farsa. Há só uma mesma tragédia que resulta de se interpretar a chamada vontade do povo. Pois mesmo que, conjunturalmente, o povo pareça identificar-se com um indivíduo, a sua "vontade" é coisa que não pode ser interpretada.

0 comentários: