quarta-feira, 26 de março de 2014

AQUELA QUE OCULTA

"Odysseus und Kalypso" (Böcklin)


O nome da ninfa que seduziu e reteve Ulisses na sua ilha de Ogígia durante sete anos (Homero), Calipso, quer dizer, segundo a etimologia, 'que oculta o conhecimento', "o que justifica o "carácter hermético" da ninfa e da sua ilha. (Wikipedia)

Não sabemos se Ogígia e Calipso fazem parte do 'mundo real por dentro', como diria o poeta da 'Tabacaria'. O certo é que os poderes de sedução de Calipso não bastaram para fazer esquecer as saudades de Penélope, e Ulisses partiu ao fim dos sete mágicos anos.

O mundo dos deuses é o nosso mundo. E não posso deixar de pensar naquilo em que se tornou a mesma civilização que 'acreditou' (Paul Veyne põe a questão de se os Gregos acreditaram ou não nos seus mitos) em deuses e deusas, e em ninfas e sátiros. Foi uma 'evolução', foram idades do Homem, ou uma violenta adaptação a realidades completamente diferentes?

Imagina-se os assuntos públicos de hoje realmente debatidos num fórum, tem ainda sentido a palavra democracia, tal como a entendiam os Atenienses?

E como mudou tudo desde que não podemos designar uma ninfa como 'aquela que esconde o pensamento', que não é nada o mesmo que dizer de alguém que é dissimulado.

 

0 comentários: